Slad Show

Slice 1 - Image 1 Slice 1 - Image 2 Slice 1 - Image 3 Slice 1 - Image 4
Slice 2 - Image 1 Slice 2 - Image 2 Slice 2 - Image 3 Slice 2 - Image 4
Slice 3 - Image 1 Slice 3 - Image 2 Slice 3 - Image 3 Slice 3 - Image 4
Slice 4 - Image 1 Slice 4 - Image 2 Slice 4 - Image 3 Slice 4 - Image 4

...Espetacular

...Muita Aventura

...Pura Mitologia

...A vida dos jovens

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atividade com o livro: O sapato que miava de Sylvia Orthof

Atividade com o livro: O sapato que miava de Sylvia Orthof

Contação de história para Anos Inicias. 
Anos Finais a sugestão é fazer uma encenação e apresentar para os menores.
Material: 
Sapato velho - tipo tamanco.
Chinelo Velho.
Gato  e cachorro de pelúcia.
Alguns alimentos de feira para conhecimentos de alunos.
Tanto para contação de história quanto para a encenação  é interessante a utilização do material.
Com meus ex-alunos realizei do 1º ao 5º Ano, eles adoraram, os alimentos da feira geraram uma discussão depois. Quem come quiabo e gosta, alguns não conheciam. Erva-cidreira, algumas mãe fazem chá para acalmar, outras para dor de barriga. O miado e o Latido - alguns alunos queriam fazer. 

Depois da contação de história mostrei o livro e li alguns trechos. Procurei explorar com eles

- Capa: as cores, o formato do sapato e da Velha.
- A utilização de letras maiúsculas em: Dona Velha, Deodato, Fedelho - o motivo de se utilizar nomes dos animais e não das pessoas.
- por fim, com os 4º e 5º anos, cheguei a fazer a intertextualidade com  o poema "Trem ferro" -  de Manoel Bandeira - apresentei o poema e fizemos um comparativo com um trecho da história. Outro detalhe levantado por eles foi o final, como quem conta: a tradição oral "Se não me falha a memória..."


Expectativas trabalhadas:
1- Ouvir a leitura, recrear-se, apreciar e apreender o sentido geral do texto lido.
2- Ouvir a leitura, apreender seu sentido e compreender a sequência dos acontecimentos narrados.
3- Estabelecer inferências a partir de informações pressupostas ou subentendidas no texto,
sustentando-as com o próprio texto.


Material de Apoio: Livro - O sapato que miava


Att. Rodrigo
Orientador Sala de Leitura​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casa, moradia e histórias de susto

Autor: Rodrigo O texto casa de arrepiar pode ser trabalhado em conjunto com a música "A casa" de Vinícius de Moraes. A proposta ...