Atividade com o livro: O sapato que miava de Sylvia Orthof
Contação de história para Anos Inicias.
Anos Finais a sugestão é fazer uma encenação e apresentar para os menores.
Material:
Sapato velho - tipo tamanco.
Chinelo Velho.
Gato e cachorro de pelúcia.
Alguns alimentos de feira para conhecimentos de alunos.
Tanto para contação de história quanto para a encenação é interessante a utilização do material.
Com meus ex-alunos realizei do 1º ao 5º Ano, eles adoraram, os alimentos da feira geraram uma discussão depois. Quem come quiabo e gosta, alguns não conheciam. Erva-cidreira, algumas mãe fazem chá para acalmar, outras para dor de barriga. O miado e o Latido - alguns alunos queriam fazer.
Depois da contação de história mostrei o livro e li alguns trechos. Procurei explorar com eles
- Capa: as cores, o formato do sapato e da Velha.
- A utilização de letras maiúsculas em: Dona Velha, Deodato, Fedelho - o motivo de se utilizar nomes dos animais e não das pessoas.
- por fim, com os 4º e 5º anos, cheguei a fazer a intertextualidade com o poema "Trem ferro" - de Manoel Bandeira - apresentei o poema e fizemos um comparativo com um trecho da história. Outro detalhe levantado por eles foi o final, como quem conta: a tradição oral "Se não me falha a memória..."
Expectativas trabalhadas:
1- Ouvir a leitura, recrear-se, apreciar e apreender o sentido geral do texto lido.
2- Ouvir a leitura, apreender seu sentido e compreender a sequência dos acontecimentos narrados.
3- Estabelecer inferências a partir de informações pressupostas ou subentendidas no texto,
sustentando-as com o próprio texto.
1- Ouvir a leitura, recrear-se, apreciar e apreender o sentido geral do texto lido.
2- Ouvir a leitura, apreender seu sentido e compreender a sequência dos acontecimentos narrados.
3- Estabelecer inferências a partir de informações pressupostas ou subentendidas no texto,
sustentando-as com o próprio texto.
Material de Apoio: Livro - O sapato que miava
Att. Rodrigo
Orientador Sala de Leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário