Livro: Quem tem medo de cachorro?, Ruth Rocha,
Proposta para os 1º, 2º e 3º Anos.
Fiz um levantamento prévio:
1.
sobre raças de cachorros,
2. quais tinham em
casa,
3. quem não tinha e
gostava,
4. quem já sofrera com
a perde de um animalzinho,
5.
quem tinham um, quem tinha mais de um (foi engraçado - teve um aluno que
comentou ter uns 10 cães em casa).
Conversamos sobre raça e tamanhos:
1.
quem sabia qual era apropriado para crianças,
2.
quem deixava dormir dentro de casa... surgiram muitas ideias.
Em seguida realizei a contação da história com um cachorrinho de
pelúcia, todos queriam pegar.
Depois apresentei a obra e fizemos a
leitura das imagens e relacionamos as informações do levantamento prévio com o
texto de Ruth Rocha.
Adaptei para os 4º e 5º, porém, no sentido aprofundado na questão da
experiência emocional.
Fiz um levantamento prévio:
1.
Quem teve cachorro e morreu,
2. quem tinha e estava
muito velhinho,
3. quem queria, mas
não poderia ter por morar em local que não permite,
4. quem tinha fobia à
cachorro,
5.
Quem já fora mordido,
Se existia algum estereótipo preferido de cachorro para algum
determinado tipo de pessoa:
1.
Quem faz musculação, qual raça prefere,
2. quem é
"patricinha" prefere qual animal,
3. Os animais que
estão na rua são perigosos, por quê?
4. Quem já havia
salvado algum da rua ou de algo que acontecera?
Discutimos sobre as raças de animais que eles possuíam e sobre o que
eles conheciam, assim podemos detectar a importância dada aos animais para cada
família, bem como observar a relação emocional, o vínculo de cada um com seu
cachorro. Também realizamos o trabalho de conscientização sobre não deixar os
animais abandonados, aliás isso foi muito discutido, pois eles citavam sempre
que encontravam na rua algum e que em alguns casos era violento (corria atrás
de pessoas, carro e, principalmente, motos).
Para os Anos Finais, sugiro o trabalho com filme: Sempre ao seu lado.
Para o EJA, penso que uma discussão sobre ao que consideram sobre os
animais seria um disparador.
1.
A relação com o cachorro,
2. a experiência com
que eles já passaram,
3. o modo como tratam
em casa,
4. quem possuía ou possui
algum,
5. a importância para
a casa.
6.
Quem deixou de ter por alguma experiência negativa.
Algumas Curiosidades:
Se eu não me engano, a professora Gorete, da EMEF Maria, fez um
levantamento sobre um caso desse aqui em SJC no cemitério Central. Uma
cachorrinha que visitava o túmulo da dona. Podem realizar comparativos e
sugerir pesquisas de interesse, os alunos se interessam por temas como estes.
Link para notícia sobre adoção de animais, pode ser um disparador para a
troca de experiência.
Att. Rodrigo
Orientador Sala de Leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário