Slad Show

Slice 1 - Image 1 Slice 1 - Image 2 Slice 1 - Image 3 Slice 1 - Image 4
Slice 2 - Image 1 Slice 2 - Image 2 Slice 2 - Image 3 Slice 2 - Image 4
Slice 3 - Image 1 Slice 3 - Image 2 Slice 3 - Image 3 Slice 3 - Image 4
Slice 4 - Image 1 Slice 4 - Image 2 Slice 4 - Image 3 Slice 4 - Image 4

...Espetacular

...Muita Aventura

...Pura Mitologia

...A vida dos jovens

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Livro: Quem tem medo de cachorro? Ruth Rocha

Livro: Quem tem medo de cachorro?, Ruth Rocha,

Proposta para os 1º,  2º e 3º Anos.

   Fiz um levantamento prévio:
     1.     sobre raças de cachorros,
     2.     quais tinham em casa,
     3.     quem não tinha e gostava,
     4.     quem já sofrera com a perde de um animalzinho,
     5.     quem tinham um, quem tinha mais de um (foi engraçado - teve um aluno que comentou ter uns 10 cães em casa).

Conversamos sobre raça e tamanhos:
     1.     quem sabia qual era apropriado para crianças,
     2.     quem deixava dormir dentro de casa... surgiram muitas ideias.

Em seguida realizei a contação da história com um cachorrinho de pelúcia, todos queriam pegar.
Depois apresentei a obra e fizemos a leitura das imagens e relacionamos as informações do levantamento prévio com o texto de Ruth Rocha.


Adaptei para os 4º e 5º, porém, no sentido aprofundado na questão da experiência emocional.

Fiz um levantamento prévio:
     1.     Quem teve cachorro e morreu,
     2.     quem tinha e estava muito velhinho,
     3.     quem queria, mas não poderia ter por morar em local que não permite,
     4.     quem tinha fobia à cachorro,
     5.     Quem já fora mordido,
Se existia algum estereótipo preferido de cachorro para algum determinado tipo de pessoa:
     1.     Quem faz musculação, qual raça prefere,
     2.     quem é "patricinha" prefere qual animal,
     3.     Os animais que estão na rua são perigosos, por quê?
     4.     Quem já havia salvado algum da rua ou de algo que acontecera?

Discutimos sobre as raças de animais que eles possuíam e sobre o que eles conheciam, assim podemos detectar a importância dada aos animais para cada família, bem como observar a relação emocional, o vínculo de cada um com seu cachorro. Também realizamos o trabalho de conscientização sobre não deixar os animais abandonados, aliás isso foi muito discutido, pois eles citavam sempre que encontravam na rua algum e que em alguns casos era violento (corria atrás de pessoas, carro e, principalmente, motos).
Para os Anos Finais, sugiro o trabalho com filme: Sempre ao seu lado.


Para o EJA, penso que uma discussão sobre ao que consideram sobre os animais seria um disparador.

     1.     A relação com o cachorro,
     2.     a experiência com que eles já passaram,
     3.     o modo como tratam em casa,
     4.     quem possuía ou possui algum,
     5.     a importância para a casa.
     6.     Quem deixou de ter por alguma experiência negativa.


Algumas Curiosidades:
Se eu não me engano, a professora Gorete, da EMEF Maria, fez um levantamento sobre um caso desse aqui em SJC no cemitério Central. Uma cachorrinha que visitava o túmulo da dona. Podem realizar comparativos e sugerir pesquisas de interesse, os alunos se interessam por temas como estes.

Link para notícia sobre adoção de animais, pode ser um disparador para a troca de experiência.

Att. Rodrigo
Orientador Sala de Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casa, moradia e histórias de susto

Autor: Rodrigo O texto casa de arrepiar pode ser trabalhado em conjunto com a música "A casa" de Vinícius de Moraes. A proposta ...