Hora
do conto – O alfaiate valente
INTRODUÇÃO
A
hora do conto faz parte de uma estratégia utilizada na Sala de Leitura se
configura como díspar para fomentar a Leitura literária, assim utilizamos o
conto de fadas “O alfaiate Valente” para a realização dessa atividade. A
história foi preparada e decorada de forma que os alunos percebessem o
conhecimento do enredo e dos personagens, bem como de forma que utilizássemos a
fluência e a entonação para criar o ambiente propício a escuta
afetivo-cognitiva.
OBJETIVO GERAL
Fomentar a
escuta afetivo-cognitiva do conto de fadas, apropriar-se da história e buscar
leitura de contos de fadas.
OBJETIVOS ESPEFÍCICOS
Observar
entonação e enredo da história.
Escutar
afetivo-cognitivamente a história.
Fomentar a
leitura de conto de fadas
ESTRATÉGIAS
Motivação
inicial para a escuta afetivo-cognitiva da história;
Utilização de
linha e agulha de tricô, coroa de rei;
Distribuição dos
alunos em forma de roda;
Mudança de
entonação, ritmo e postura corporal;
PÚBLICO-ALVO
Anos Iniciais
Alunos do 2º Ano
AVALIAÇÃO
Observar os
comentários dos alunos após a contação da história;
Verificar as
expressões corporais durante a apresentação;
ATIVIDADE DESENVOLVIDA
A atividade proposta
da Hora do Conto foi realizar a contação de: O alfaiate valente. Preparamos
previamente: os materiais que seriam utilizados: a linha e agulha de tricô, o
livro, bem como as cadeiras em forma de roda para a acomodação dos alunos. Solicitamos
que os alunos sentassem nas cadeiras em forma de roda para a realização da
atividade. Fizemos uma pequena introdução sobre os contos de fadas como gênero
literário a ser escutado. Depois, realizamos a contação da história.
Durante a
contação da história, procuramos mudar o ritmo, a entonação e a postura
corporal em determinados momentos para explorar a percepção afetivo-cognitiva
dos alunos. Em momentos como fala do gigante, mudávamos a entonação e a postura
corporal pra que os alunos percebessem a diferença dos personagens. Durante as
falas do Alfaiate, utilizamos as linha e agulha de tricô para marcar o
protagonista. Já mas falas do rei, utilizamos a coroa para destacar esse
personagem.
Ao final da
história, percebemos que os alunos estavam sensibilizados com a história e os
objetivos geral e específicos foram atingidos, uma vez que queriam saber de
qual obra foi lida a história, quem era o autor, uns diziam que gostariam de
ser o Alfaiate Valente e outros ficaram surpresos com o enredo.
BIBLIOGRAFIA
SARZANA, Sílvia Branco. No Reino da fantasia. São Paulo: Hemus, 1978.
Att. Rodrigo Araujo
Orientador Sala de Leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário