Slad Show

Slice 1 - Image 1 Slice 1 - Image 2 Slice 1 - Image 3 Slice 1 - Image 4
Slice 2 - Image 1 Slice 2 - Image 2 Slice 2 - Image 3 Slice 2 - Image 4
Slice 3 - Image 1 Slice 3 - Image 2 Slice 3 - Image 3 Slice 3 - Image 4
Slice 4 - Image 1 Slice 4 - Image 2 Slice 4 - Image 3 Slice 4 - Image 4

...Espetacular

...Muita Aventura

...Pura Mitologia

...A vida dos jovens

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Hora do conto – O alfaiate valente

Hora do conto – O alfaiate valente

INTRODUÇÃO
A hora do conto faz parte de uma estratégia utilizada na Sala de Leitura se configura como díspar para fomentar a Leitura literária, assim utilizamos o conto de fadas “O alfaiate Valente” para a realização dessa atividade. A história foi preparada e decorada de forma que os alunos percebessem o conhecimento do enredo e dos personagens, bem como de forma que utilizássemos a fluência e a entonação para criar o ambiente propício a escuta afetivo-cognitiva.

OBJETIVO GERAL
Fomentar a escuta afetivo-cognitiva do conto de fadas, apropriar-se da história e buscar leitura de contos de fadas.

OBJETIVOS ESPEFÍCICOS
Observar entonação e enredo da história.
Escutar afetivo-cognitivamente a história.
Fomentar a leitura de conto de fadas

ESTRATÉGIAS
Motivação inicial para a escuta afetivo-cognitiva da história;
Utilização de linha e agulha de tricô, coroa de rei;
Distribuição dos alunos em forma de roda;
Mudança de entonação, ritmo e postura corporal;


PÚBLICO-ALVO
Anos Iniciais
Alunos do 2º Ano

AVALIAÇÃO
Observar os comentários dos alunos após a contação da história;
Verificar as expressões corporais durante a apresentação;

ATIVIDADE DESENVOLVIDA
A atividade proposta da Hora do Conto foi realizar a contação de: O alfaiate valente. Preparamos previamente: os materiais que seriam utilizados: a linha e agulha de tricô, o livro, bem como as cadeiras em forma de roda para a acomodação dos alunos. Solicitamos que os alunos sentassem nas cadeiras em forma de roda para a realização da atividade. Fizemos uma pequena introdução sobre os contos de fadas como gênero literário a ser escutado. Depois, realizamos a contação da história.
Durante a contação da história, procuramos mudar o ritmo, a entonação e a postura corporal em determinados momentos para explorar a percepção afetivo-cognitiva dos alunos. Em momentos como fala do gigante, mudávamos a entonação e a postura corporal pra que os alunos percebessem a diferença dos personagens. Durante as falas do Alfaiate, utilizamos as linha e agulha de tricô para marcar o protagonista. Já mas falas do rei, utilizamos a coroa para destacar esse personagem.
Ao final da história, percebemos que os alunos estavam sensibilizados com a história e os objetivos geral e específicos foram atingidos, uma vez que queriam saber de qual obra foi lida a história, quem era o autor, uns diziam que gostariam de ser o Alfaiate Valente e outros ficaram surpresos com o enredo.

BIBLIOGRAFIA
SARZANA, Sílvia Branco. No Reino da fantasia. São Paulo: Hemus, 1978.



Att. Rodrigo Araujo
Orientador Sala de Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casa, moradia e histórias de susto

Autor: Rodrigo O texto casa de arrepiar pode ser trabalhado em conjunto com a música "A casa" de Vinícius de Moraes. A proposta ...